"não sou um intelectual, escrevo com o corpo."
Clarice Lispector

quinta-feira, 11 de março de 2010

Procurando um Defeito

Procurando Nemo
Finding Nemo
Eua, 2003

Já vi Procurando Nemo mil vezes. Resolvi ver a milésima primeira vez com um objetivo bem definido: encontrar um defeito. Não vou fazer suspense não: não achei!
Primeiro porque o roteiro é perfeito. Começa bem nos valores diluídos e reproduzidos pela história. Procurando Nemo valoriza o respeito à sabedoria do mais velho: Nemo desobedece o pai e se dá mal. Mas por outro lado, o filme nos mostra que a intransigência estimula rebeldias falidas. Como se não bastasse, temos a nadadeira pequenina do Nemo que mostra que a falta de coragem é a única deficiência que pode impedir um peixe de viver uma grande aventura. (nadadeira da sorte: lindo!)
A fotografia é mole de ser linda: o fundo do mar é lindo! E Procurando Nemo não desperdiça as cores e as criaturas exóticas que a qualidade técnica  das animações da Pixar reproduzem lindamente.
O humor de Procurando Nemo funciona, os personagens são realmente engrados (Dory, Crush, os peixes do aquário do dentista...) e a trilha, se não é genial (beijos, Up, te amo) tem aquela coisa de maresia que é deliciosa.
Nem do DVD eu vou poder falar mal. Aliás, ainda escrevo um post em homenagem ao hábito de consumir DVDs. Mas enfim, este DVD eu recomendo! Baratinho (o meu foi 12,99 nas Lojas Americanas), bem acabado (caixinha, arte do CD, etc) e além disso, o menu interativo consegue ser REALMENTE engraçado.

Nenhum comentário: